O verdadeiro lucro da música: tour vs streaming

Os preços dos bilhetes estão de mão dada com a inflação e refletem a transformação cultural existente no meio artístico, mas será que os números de visualizações se transformam em números na conta bancária?

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Responder à pergunta: "Os artistas ganham mais em tour ou em streaming?" parece simples, mas as respostas simples são, muitas vezes, ilusórias.

O mercado da música mudou radicalmente nas últimas décadas, e as receitas dos artistas acompanham essa transformação. Entre bilhetes que quadruplicaram de preço no mercado secundário e royalties que valem centésimos de cêntimo, a grande pergunta é, para onde vai o dinheiro?

Ir a um concerto nos anos 50 era uma experiência totalmente diferente da que temos hoje. Em 1956, um bilhete para ver Elvis Presley custava cerca de $1,50 (o equivalente a 17€ hoje). Vinte anos depois, os Queen vendiam bilhetes por $7,50 (41€ nos dias de hoje). Hoje, um bilhete para a tour de despedida de Elton John chega aos 300€, e a "Eras Tour" de Taylor Swift atinge valores que superam os 1.000€ no mercado secundário.

O motivo para esta escalada de preços deve-se a vários fatores, entre eles, o espetáculo tornou-se cada vez mais imponente (pirotecnia, dançarinos, palcos gigantescos, hologramas) e as receitas do streaming não são suficientes para compensar os custos da indústria da música.

Segundo um relatório da Statista, a receita bruta das 100 maiores tours mundiais em 2024 ultrapassou os 9,5 mil milhões de dólares, um recorde histórico. No entanto, este dinheiro é distribuído entre inúmeras entidades: promotores, agentes, equipas de produção, aluguer de locais, impostos, transportes. Mesmo com estas despesas, os artistas continuam a ter as tours como a principal fonte de rendimento.

O streaming mudou a forma como ouvimos música, mas também alterou a forma de como os artistas são pagos.

Um milhão de streams na plataforma de streaming verde com três traços no meio, rende cerca de 4000 dólares, mas esse valor não vai diretamente para o artista. Este valor é distribuído pela plataforma, a editora, os compositores e os produtores. No final, um músico independente pode receber 500 dólares por um milhão de reproduções. A este valor temos de acrescentar a localização dado que o valor a pagar depende do país em que o artista está registado.

Em Portugal o valor desce para 1800 dólares (1715 euros). Nas plataformas vizinhas, os preços variam muito, com a plataforma de streaming "da maçã mordida", com valores a rondar os 10,000 dólares por um milhão de streams e a plataforma de streaming "vermelha com um play no meio", paga entre 800 dólares a 2500 dólares.

Esta discrepância não é bem vista pelos artistas a nível global. Em Portugal, um estudo do Sindicato dos Músicos revelou que 95,44% dos artistas consideram injusta a distribuição das receitas das plataformas de streaming.

Os números confirmam as críticas: a plataforma de streaming "verde com 3 tracinhos no meio", registou 1.14 mil milhões de dólares em lucros em 2024, ao mesmo tempo que aumentou as subscrições e reduziu custos com artistas.

Com a indústria musical cada vez mais dependente das tours, surge uma questão: até que ponto é sustentável este modelo? Artistas com menos alcance têm dificuldade em financiar tournées e, com os custos de produção em ascensão, há cada vez mais músicos a depender de modelos alternativos como, merch, crowdfunding ou experiências VIP para gerar receita. S

e olharmos umas décadas para trás, a maior parte da receita feita pelos artistas, para além das tours, eles tinham a venda de discos. Receita que ao passar pela revolução digital foi-se tornando cada vez mais pequena.

A resposta à pergunta inicial parece clara: os artistas ganham mais em tour. Mas à medida que os custos sobem e as audiências exigem espetáculos cada vez mais extravagantes, até mesmo esta fonte de rendimento pode estar em risco. Quem irá pagar a conta?






Fontes:
https://www.backgroundanimal.com/articles/concert-ticket-prices-through-the-decades
https://deadline.com/gallery/top-10-music-tours-2024/
https://www.statista.com/statistics/380120/global-music-tour-gross-revenues/
https://news.pollstar.com/2023/12/16/the-great-return-becomes-a-golden-age-2023s-top-tours-see-massive-historic-growth/
https://www.elvis.net/tickets/tickets56/tickets56.html
https://www.investopedia.com/taylor-swift-s-usd2-billion-eras-tour-broke-records-and-boosted-economies-worldwide-8758404
https://www.gda.pt/diretiva-mud-perpetua-injusticas-no-streaming/