E-Redes garante: eletricidade já está totalmente reposta em Portugal
O apagão que deixou sem eletricidade os 6,5 milhões de consumidores em Portugal Continental já faz parte do passado.
E finalmente, fez-se luz! A E-Redes anunciou esta terça-feira (29) que o fornecimento elétrico está totalmente reposto e já se encontra normalizado.
A empresa aplicou uma estratégia de religação em cascata que envolve alta, média e baixa tensão e, foi isso que permitiu acelerar a recuperação do serviço. “Temos a rede reposta a 100% e normalizada”, afirmou José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração.
O apagão, que começou às 11h33 de segunda-feira, 28 de abril, afetou não só Portugal mas também parte da Península Ibérica e de França. A resposta foi imediata: foi ativado o Plano Operacional de Atuação em Crise no nível máximo de emergência, em coordenação com a REN.
A REN confirmou hoje que a situação está “perfeitamente estabilizada”, e que todas as subestações foram repostas pouco antes das 23h30 de segunda-feira, classificando o incidente como um “evento absolutamente excecional”, com origem externa ao sistema nacional.
Apesar da dimensão, a resposta rápida evitou consequências maiores. O sistema energético português provou estar preparado para reagir e recuperar com eficácia.






